Top

O modelo de produção e disseminação de software conhecido como Software Livre oferece excelentes oportunidades para o crescimento da indústria de software no Estado de São Paulo e, de uma forma geral, no Brasil, além de oferecer diversas vantagens técnicas e comerciais quando bem explorado. De forma similar, a aplicação do modelo de software livre no ambiente acadêmico traz vantagens equivalentes para o desenvolvimento científico. 

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL) é um projeto apoiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo que dá suporte aos projetos de software livre desenvolvidos na USP e, em particular, pelo CCSL - Centro de Competência em Software Livre (http://ccsl.ime.usp.br/ e http://ccsl.icmc.usp.br) da USP. O NAPSoL agrupa projetos de pesquisa e desenvolvimento de professores doutores da USP e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Estes projetos abordam temas relacionados à qualidade e ao processo de desenvolvimento e de adoção do software livre, bem como as dificuldades relacionadas, além de sistemas baseados em software livre desenvolvidos na Universidade que podem vir a ser adotados pelo setor produtivo para a oferta de produtos e serviços.

Este projeto visa solicitar complementação às verbas de pesquisa atualmente existentes na Universidade para projetos relacionados ao software livre, com vistas a promover o aumento da qualidade do software livre no setor produtivo e na Universidade, bem como facilitar a transferência do conhecimento produzido pela pesquisa na forma de software, técnicas, algoritmos e métodos para a Indústria em geral.

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h