Top

Título: 
Objetivo: 
O objetivo do sistema Memória Virtual é possibilitar cadastro e a disponibilização de informações de acervos históricos.
Descrição: 

O Memória Virtual é um sistema web para catalogação e disseminação de informações sobre acervos históricos. Utiliza o PDI (Padrão de Descrição de Informação) para catalogação integrada de materiais bibliográficos, documentos de arquivo, objetos de museu, bens arquitetônicos, bens naturais e bens imateriais. É baseado no Padrão de Descrição de Informação para realizar o catálogo de bens patrimoniais.

Característica: 
O Memória Virtual é um sistema Web. O projeto conta com uma infraestrutura de 2 servidores para desenvolvimento e teste além de uma versão disponível para o uso que está hospedada no cloud da USP. Atualmente, uma versão mobile está sendo desenvolvida. . O servidor de testes do Memória Virtual é um Dell com 2X - Intel(R) Xeon(R) CPU E5-2407 v2 @ 2.40GHz, 16 Gb RAM. Os servidores rodam Linux Ubuntu Server 64 bits v14.04.1. A busca por bens patrimoniais pode ser feita via Web Service. Há outros projetos que utilizam a catalogação do Memória Virtual via Web Service.
Início da pesquisa: 
Thursday, April 1, 2004
Equipe: 
José Carlos Maldonado, ICMC-USP Elisa Yumi Nakagawa, ICMC-USP Thiago Bianchi, ICMC-USP
Apoio: 
Aprender com Cultura e Extensão - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP (2008-2014), Ensinar com Pesquisa - Pró-Reitoria de Graduação da USP (2010-2014), Memória Virtual de São Carlos - FAPESP (2004-2008), Cultural Rural Paulista - FAPESP (2012-2014)
Licença: 
GPL
Disponível em: 
O código fonte pode ser acessado em: https://github.com/memoriavirtual/memoria_virtual_src
Localização: 
ICMC-USP
Categoria(s): 
Sistema Web
Estado: 
Ativo

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h