Top

Objetivo: 
Pretende-se, com o referido trabalho, contribuir para a utilização efetiva de MOOCs personalizados em cenários reais de ensino e aprendizagem, particularmente aqueles relacionados ao ensino de temas na área de Ciências da Computação.
Descrição: 

O projeto em questão tem como objetivo geral investigar conceitos, princípios e práticas do modelo Flipped Classroom que podem adaptados e aplicados na construção de MOOCs personalizados. Adicionalmente, pretende-se utilizar a informação produzida e armazenada nos MOOCs para promover sua própria adaptação e personalização. De fato, tal informação pode ser útil para sugerir conteúdos educacionais mais adequados e personalizar o ambiente de aprendizagem de acordo com os interesses dos educadores, instituições e, principalmente, dos alunos.

Fundamentação teórica sobre MOOCs, Flipped Classroom e técnicas de Personalização e Adaptação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Característica: 
Uma etapa do trabalho relaciona-se com o estudo de plataformas de MOOCs, tais como Google Course Builder ou edX Platform, a fim de entender o funcionamento de tais softwares e acrescentar estratégias de personalização dos mesmos, considerando os princípios do modelo de ensino Flipped Classroom. Basicamente, trata-se de uma aplicação web.. - Início da pesquisa: O trabalho de pesquisa, que teve início em 2/1/2014.
Início da pesquisa: 
Thursday, January 2, 2014
Equipe: 
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder - Aluna de Doutorado no ICMC da USP e professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus Muzambinho. Ellen Francine Barbosa - Orientadora de Doutorado - ICMC - USP.
Apoio: 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.
Localização: 
ICMC-USP
Categoria(s): 
Software
Estado: 
Ativo

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp