Top

Jesús Pascual Mena-Chalco é professor na Universidade Federal do ABC (UFABC) e atua nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, seus projetos mais recentes estão relacionados à descoberta de conhecimento sobre grandes volumes de dados acadêmicos, principalmente da Plataforma Lattes.

NAP-SoL: Em qual pesquisa tem trabalhado?

Jesús Mena-Chalco: Estou desenvolvendo trabalhos relacionados ao scriptLattes, que é uma ferramenta que permite a sumarização de diversas informações de currículos lattes, e assim, podendo reunir e obter informações de produções acadêmicas de um determinado número de pessoas.

NAP-SoL: Qual o objetivo?

Jesús Mena-Chalco: A partir dessa plataforma, tenho trabalhado com a genealogia acadêmica lattes, que tem como objetivo de registrar todos os pesquisadores que tiveram um impacto significativo na ciência brasileira, pois observamos certa deficiência nessas informações.

NAP-SoL: Como é feito esses levantamentos?

Jesús Mena-Chalco: Através de três fontes de dados, a plataforma lattes, o banco de dados das dissertações e os cadernos dos membros da academia brasileira de ciência. Acreditamos que esses volumes podem se tornarem ricos em termos de banco de dados.

Por: Natalí Silva

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h