Top

A professora do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Kelly Rosa Braghetto, fala sobre sua experiência em Modelagem de Dados e suas áreas de atuação.

NAP-SoL: Qual a principal aplicação da Modelagem de Dados?

Kelly Braghetto: A partir da Modelagem de dados, existem aplicações em todos os domínios que nós pudermos pensar. O papel da Modelagem de dados é descrever as estruturas dos dados, principalmente aqueles que queremos guardar em formato digital, podem ser usados para documentação de processos organizacionais, tanto de empresas quando de pesquisas. Outra área de atuação que temos investido é na de gerenciamento de workflows (Fluxo de Trabalho) que são processos que modificam e geram dados, portanto a Modelagem de dados e o gerenciamento de workflows então relacionados.

NAP-SoL: Como funcionam os workflows?

Kelly Braghetto: Nós usamos os workflows em vários domínios diferentes de aplicação, as que são mais usadas são na área científica e na área de negócio. A melhor forma que encontramos para descrever processos de manipulação de dados e de tarefas seria basicamente uma organização de conjunto de passos onde existe uma sequência que deve ser respeitada, por exemplo: um cientista da área de Biologia faz um experimento que envolve a coleta de dados de biodiversidade, dentre esses dados, ele coletou alguns que não são de qualidade, então antes de organizar esses dados ele precisa fazer uma limpeza do que será útil ou não, esse processo de limpeza faz parte dos workflows. Nós pesquisadores, precisamos trabalhar para que usuários que não tenham grande conhecimento em computação possam auxiliar a rotina de um cientista ou administrador.

NAP-SoL: Qual o grande desafio?

Kelly Braghetto: Um dos grandes desafios na área de workflows, atualmente, é sobre uso das plataformas de computação moderna para serem executados de forma eficiente. Quando pensamos em workflows na área da ciência, estamos lidando com um grande desafio, muitas vezes não conseguimos armazenar todos os dados em uma única máquina, então temos que pensar também na transferência desses dados. Temos que recorrer, muitas vezes, ao profissional de teoria do escalonamento, que é uma área da ciência da computação, para que possamos fazer um bom uso dos recursos computacionais disponíveis.

Por: Natalí Silva

 

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h