Top

Lourenço Alves Pereira Júnior é doutorando no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e professor no Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação. Trabalha com Avaliação de Desempenho, Grades Computacionais, Simulação Distribuída, Planejamento de Experimentos.

NAP-SoL: Qual o objetivo da pesquisa?

Lourenço Alves: No contexto de desempenho de sistemas computacionais distribuídos, a pesquisa visa modelá-los como Sistemas Dinâmicos de forma que seja possível entender melhor seu comportamento frente a diferentes tipos de perturbação. Ou seja, o objetivo é criar novos métodos e técnicas para que outras abordagens de avaliação de desempenho sejam possíveis.

NAP-SoL: Qual a importância da pesquisa para os desenvolvedores e usuários?

Lourenço Alves: Para desenvolvedores, a pesquisa fornece artefatos para especificação de desempenho do sistema em desenvolvimento. Por exemplo, permite saber como é o comportamento de um sistema sob diferentes flutuações no número de usuários. Portanto, possibilita uma melhor escolha de arquiteturas a serem utilizadas, formas de implantação, a distribuição no fluxo de requisições vindas de uma rede (Internet) etc. No caso dos usuários, eles são beneficiados por sistemas melhores projetados, portanto a experiência de utilização tende a ser cada vez melhor. Deve-se mencionar que muitas vezes os níveis de desempenho são medidos com base na satisfação do usuário.

NAP-SoL: O que é importante ressaltar quando se fala em software livre?

Lourenço Alves: Todo material produzido pela pesquisa é disponibilizado em formato de software livre. Os benefícios são enormes: permite que experimentos sejam reproduzidos (configuração dos ambientes podem ser replicadas), conjuntos de dados abertos (realização de outras análises), utilizar os softwares de apoio a análises, bem como estendê-los para novas utilizações. Enfim, a filosofia do software livre pode ser muito bem alinhada com a metodologia de trabalho científica adotada, e os benefícios são ótimos. Inclusive, há uma tendência mundial nesse sentido, motivada em disponibilizar todo material utilizado na pesquisa para que outros usuários possam utilizá-los e estendê-los.

Por: Natalí Silva


Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h