Top

Título: 
Objetivo: 
A Web2.0 favorece o uso de ambientes sociais colaborativos em diversos setores da sociedade. A Rede Social Arquigrafia tem como objetivo o desenvolvimento de um ambiente colaborativo centrado no usuário e na comunidade para a documentação imagética e estudo da arquitetura brasileira, o que pode contribuir com a construção e compartilhamento do conhecimento arquitetônico.
Descrição: 

O projeto Arquigrafia é um projeto transdisciplinar que integra três grandes áreas do conhecimento, a saber, arquitetura, design centrado no usuário, vinculado à interação humano-computador e engenharia de software. A aplicação resultante é uma rede social online cujo conteúdo principal é baseado em imagens arquitetônicas. Os três principais pilares de pesquisa que sustentam o desenvolvimento do projeto são:

1) Importância da imagem na arquitetura:  reflexão crítica contínua acerca da permanência e da transitoriedade dos juízos individuais sobre as representações, e suas interações na configuração de juízos coletivos, sociais e históricos. Juízos estes que, como mostram a história da arte e da arquitetura, resistem, oscilam, alteram-se, e são indistintos e indissociáveis dos movimentos que constituem as dinâmicas características da cultura humana.

2) Fatores humanos no desenvolvimento: O Arquigrafia tem como suporte teórico metodológico o campo da Interação Humano- Computador, do Design Centrado no Usuário e do Design Centrado na Comunidade.

3) Componentes de software para construção de redes sociais: uma das formas de tratar a necessidade de reuso de software é a componentização. Há muitas características comuns de colaboração entre as aplicações da Web 2.0 como, por exemplo, suporte a comentários. Estas características podem ser analisadas e mapeadas para a construção de componentes. Neste contexto, torna-se propício o uso do modelo 3C de colaboração para classificar esses componentes de acordo com sua função de colaboração (comunicação, coordenação e cooperação).

Característica: 
Rede social baseada na Web 2.0 (aplicação web) desenvolvida inicialmente - fase I - em linguagem de programação Java. Servidor de aplicação Java.
Início da pesquisa: 
quinta-feira, 1 Janeiro, 2009
Equipe: 
Marco Aurélio Gerosa - IME-USP Artur Simões Rozestraten - FAU-USP Fabio Kon - IME-USP Maria Laura Martinez - ECA-USP Ana Paula Oliveira Bertholdo - IME-USP Straus Michalsky Martins - IME-USP
Apoio: 
RNP, FAPESP, CAPES
Licença: 
GNU Lesser General Public License (LGPL)
Disponível em: 
https://code.google.com/p/gw-arquigrafia/
Localização: 
CCSL-IME
Categoria(s): 
Redes Sociais
Estado: 
Ativo

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp