Top

Luiz Arthur Feitosa dos Santos é doutorando pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Campo Mourão. Atua na área de redes de computadores e segurança da informação.

NAP-SoL: Qual objetivo de sua pesquisa?

 

Luiz Arthur dos Santos:  O objetivo é criar um sistema de segurança que atue junto com redes de computadores, monitorando e reagindo aos problemas de segurança de forma autonômica. Dessa forma, caso  sejam detectados problemas de segurança na rede, o sistema deve amenizar a falha, mantendo a rede o mais estável possível.

 

NAP-SoL:  Ainda existe déficit na segurança das redes locais?

Luiz Arthur dos Santos: Sim. Existe um déficit de pesquisas que utilizam redes sociais como fonte de alertas para problemas de segurança em ambientes computacionais. A maioria das pesquisas, que utilizam mensagens postadas em redes sociais para análise de problemas de segurança, são direcionadas para problemas de criminalidade, saúde, desastres naturais, etc.

 

NAP-SoL Como o trabalho ajuda a melhorar a segurança nesses ambientes? 

 

Luiz Arthur dos Santos: Nosso trabalho ajuda a retirar a responsabilidade do administrador humano em reagir aos problemas de segurança que estejam acometendo a rede local. Isso deve fornecer uma mitigação mais rápida a esses problemas de segurança. Para melhorar a detecção desses problemas, o nosso trabalho sugere o uso  de mensagens postadas em redes sociais, assim, essa fonte de informação externa pode ajudar a identificar problemas de segurança que podem estar afetando o desempenho das redes internas.

 

Por Natalí Silva
Edição: Flávia Cayres

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h