Top

O aluno de doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional (CCMC) pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, Lucas Ruas, atua nos temas que envolvem Arquitetura de Software e de Referência, Arquitetura Orientada a Serviço (SOA), Robôs Móveis Autônomos e Teste de Software. Ruas fala sobre formas de aprimorar os sistemas robóticos que são desenvolvidos.

NAP-SoL: Qual o objetivo do aprimoramento em sistemas robóticos?

Lucas Ruas: O objetivo é buscar formas de aprimorar tanto a produtividade quanto a forma em que é feita a arquitetura do sistema. Com o aprimoramento é possível fazer o reuso do sistema, e também, fazer com que ele se mantenha mais facilmente e tenha mais flexibilidade.

NAP-SoL: Foi desenvolvida alguma ferramenta de auxílio?

Lucas Ruas: Nós desenvolvemos uma plataforma e um plugin para ambientes de desenvolvimento usados em robótica, em função de facilitar a publicação e descoberta de serviços para esse tipo plataforma. A pretensão é compartilhar competências entre desenvolvedores de diversas instituições.

NAP-SoL: Qual a relação direta com software livre?

Lucas Ruas: Esse projeto foi totalmente desenvolvido e baseado em ferramentas livres, e projetado para que seja estendido e reutilizado por outros pesquisadores. Na medida em que novos ambientes forem surgindo, eles poderão ser utilizados para aprimorar essa plataforma que criamos.

Por: Natalí Silva
Edição: Flávia Cayres

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h