Top

Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder é aluna de doutorado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) graduada em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFORMG) em Minas Gerais. Atua nas áreas de Inteligência Computacional, Engenharia de Software e Computação Aplicada à Educação.

NAP-SoL: Qual o foco da sua pesquisa?

Aracele Garcia: Temos trabalho com Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), que são cursos online de qualquer área do conhecimento. Esses cursos são distribuídos por várias empresas, que geralmente, seguem um modelo behaviorista, em que o aluno ainda é o sujeito passivo do aprendizado, então, a proposta é inserir modelos personalizados de MOOCs.

NAP-SoL:  Qual a vantagem do uso de modelos personalizados de MOOCs?

Aracele Garcia: Os alunos têm objetivos e maneiras diferentes de trabalho, por isso, através da personalização do ambiente de aprendizagem, consideramos personalizar o MOOC para cada tipo de realidade. Com isso, o aluno pode ser tornar o sujeito ativo, acarretando vantagem no aprendizado e interferindo na maneira que absorve o conhecimento.

NAP-SoL:  Existe algum pré-requisito para poder usar os MOOCs?

Aracele Garcia: Não existe nenhum pré-requisito, qualquer pessoa pode cursá-lo. Algumas instituições disponibilizam gratuitamente, bastando acessar uma plataforma online e interagir com vídeo aulas e pessoas do mundo inteiro.

Por: Natalí Silva


Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h