Top

O aluno de mestrado do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Thiago Okada, tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Sistemas de Computação e fala sobre sua pesquisa com modelo BSP.

NAP-SoL: O que é o modelo BSP?

Thiago Okada: O modelo BSP (de Bulk Synchronous Parallel) é um modelo de programação paralela que é composto por uma arquitetura computacional e uma classe de algoritmos. Um computador BSP consiste em uma coleção de processadores, cada um com sua memória, uma rede de comunicação entre eles, para a troca de mensagens e uma barreira de sincronismo, para garantir o estado deles entre os super-passos. Em uma tarefa de computação ocorre uma série de operações sobre dados, enquanto na comunicação ocorre troca de informações entre processadores. Ao terminar qualquer uma dessas tarefas, o processador que a executou tem que esperar os outros processadores terminarem. Quando isso ocorre, eles continuam para o próximo super-passo. Essa forma de sincronização é chamada de bulk synchronization, que seria a origem do nome ao modelo.

NAP-SoL: Qual o objetivo da pesquisa?

Thiago Okada: Nosso objetivo é verificar o comportamento de aplicações escritas no modelo BSP na nuvem, em vista que o modelo é tradicionalmente usado em arquiteturas homogêneas, como processadores de vários núcleos e grades computacionais. Pretendemos estudar o comportamento das aplicações BSP nesse tipo de ambiente, que está sendo cada vez mais usado tanto na área de TI como na área acadêmica.

NAP-SoL: No que isso pode ajudar os desenvolvedores?

Thiago Okada: Esperamos que a nossa pesquisa facilite o desenvolvimento de aplicações paralelas em ambientes heterogêneos, especialmente em nuvens computacionais. Queremos desenvolver um escalonador a partir desse estudo, que permita ao usuário executar aplicações BSP mais facilmente, sem precisar se preocupar com número de CPUs, máquinas virtuais ou recursos utilizados.

 

Por: Natalí Silva

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h