Top

Paulo Meirelles concluiu seu doutorado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME) da USP é professor do curso de Engenharia de Software da Universidade de Brasília (UnB), e tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, Software Livre e Sistemas Embarcados.

NAP-SoL: Qual projeto você tem trabalhado?

Paulo Meirelles: Atualmente, meu principal projeto é sobre Evolução do Portal do Software Público Brasileiro.

NAP-SoL: O que esse projeto visa?

Paulo Meirelles: O projeto visa uma nova plataforma integrada de colaboração para o desenvolvimento de software livre e público, integrando em outros projetos seus repositórios de código-fonte, issue tracker, wiki, lista de discussão, mecanismos, e também, conteúdos de rede social.

NAP-SoL: Porque você considera importante?

Paulo Meirelles: Isso traz uma melhor interação com o desenvolvimento de software dentro do Governo, assim como as equipes internas do Governo possam colaborar entre si, aproveitando os recursos financeiros e técnicos para alcançar um melhor resultado tecnológico e de impacto para a sociedade. Estamos integrando e evoluindo plataformas já usadas pela comunidade de software livre, como o Colab, Noosfero, GitLab, Mezuro etc, e as disponibilizando como um conjunto de serviços para o desenvolvimento colaborativo dentro do Governo Federal.

Por: Natalí Silva

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h