Top

Objetivo: 
Os artefatos ainda estão em fase de desenvolvimento. A princípio, serão disponibilizados artefatos para o ensino e treinamento de Teste de Software, Métodos Ágeis, Desenvolvimento de Software Livre e Informática para Idosos.
Descrição: 

A pesquisa tem como enfoque investigar mecanismos de apoio ao desenvolvimento e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos (REAS). Dentro desse contexto, um método ágil para o desenvolvimento de REAs (Agile Method for the Development of Open Educational Resources - AM-OER) vem sendo definido, englobando práticas e atividades ágeis, bem como práticas e atividades de Learning Design.

O objetivo do AM-OER e apoiar o desenvolvimento e a disponibilização de REAs de qualidade com design pedagógico embutido, e que sejam capazes de motivar os aprendizes com o processo de construção do conhecimento. Recursos Educacionais Abertos (REAs) abrem novas possibilidades para a produção e disseminação de conhecimento, enquanto promove um ambiente de aprendizagem adequado às necessidades individuais. Práticas educacionais abertas, especialmente aquelas fundamentadas na construção e adoção de REAs, oferecem oportunidades para inovação em diferentes níveis e modalidades de ensino (presencial, híbrido e a distância) com significativo impacto sobre a educação. No Brasil, iniciativas para a criação e disponibilização de REAs ainda são limitadas.

Conforme já evidenciado na literatura, a maioria não foi criada com o propósito de ser uma iniciativa própria de REAs, ou de ser disponibilizada abertamente por meio de licenças como Creative Commons ou similar. Na área de Ciências de Computação, em especial, há uma escassez de recursos educacionais disponíveis no formato de REAs. Em geral, os usuários têm dificuldade em encontrar REAs disponíveis na língua local. Diante do exposto, o objetivo é desenvolver e disponibilizar REAs para apoiar a capacitação e formação de pessoal na área.

Característica: 
Recursos / mídias digitais. Independente de Plataforma.
Início da pesquisa: 
segunda-feira, 31 Janeiro, 2011
Equipe: 
Maurício Massaru Arimoto e Ellen Francine Barbosa, Universidade de São Paulo - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP); Leonor Barroca, The Open University - Faculty of Mathematics, Computing and Technology
Apoio: 
FAPESP, CAPES
Licença: 
Creative Commons
Localização: 
ICMC-USP
Categoria(s): 
Pesquisa
Estado: 
Ativo

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp