Top

Paulo Sérgio Poli Jr. é graduando no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e tem em experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

NAP-SoL: Como surgiu o projeto?

Paulo Sérgio: O Projeto do Museu da Fauna e Flora do ICMC surgiu do interesse de registrar e difundir as espécies da fauna e da flora existentes no Campus da USP de São Carlos, em particular, na região do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

NAP-SoL: Qual o objetivo?

Paulo Sérgio: O Projeto do Museu da Fauna e Flora do ICMC foi idealizado como parte das atividades de cultura e extensão do ICMC, com o objetivo de promover a difusão da fauna e flora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, unidade da USP de São Carlos responsável por atividades nas áreas de matemática, computação, matemática aplicada e estatística. Este museu, a céu aberto na região do ICMC, contempla a identificação das espécies em uma placa contendo o nome, suas características, origem e história dentro da Unidade, e possibilidade de acesso a informações por meio de mídias digitais. Além disso, o Museu da Fauna e Flora do ICMC tem também esta versão virtual, por meio da qual informações dessas espécies serão catalogadas e disponibilizadas.


NAP-SoL: Qual a relação com software livre?

Paulo Sérgio: Este site é um sistema web livre que visitantes podem acessar e encontrar informações sobre a Fauna e Flora catalogadas, bem como informações, eventos e notícias sobre o Museu, podendo ser totalmente personalizável, a fim de ser implementada em outras instituições, de modo a incentivá-las a terem seus próprios museus. Como meio de catalogação o sistema web utiliza o Memória Virtual, outro sistema web livre permitindo a catalogação de qualquer bem histórico material ou imaterial. O repositório com o código e documentação está sobre livre acesso a todos que queiram estudar ou aprimorar o sistema, que utiliza ferramentas e tecnologias mais atuais do mercado e totalmente livres tendo como base a plataforma Java EE.

Por: Natalí Silva

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h