Top

O Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social tem o objetivo de aproximar a produçãocientífica ao público em geral evidenciando o impacto na rotina social. Durante o ano de 2016, pesquisadores de diversos institutos de pesquisa apresentaram palestras sobre os mais variados temas.

O evento ocorreu no Museu de Ciência de São Carlosm, quinzenalmentem sempre às 19h, sendo organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

Para acessar a página do evento e ter mais informações clique aqui.

 

Palestra: Aves em Foco – um novo olhar para as aves de São Carlos

Convidado: Daniel Alexandre da Silva

Já atuou na área de artes plásticas, participou de concursos de esculturas promovidos por uma indústria em que trabalhou e há pouco tempo passou a se dedicar à fotografia. Após um passeio com o Grupo de Observadores de Aves de São Carlos, descobriu a paixão pela observação de aves e, desde então, já registrou mais de 180 espécies com suas lentes. Atualmente, mantém uma página no Facebook com fotos de sua autoria e ajuda a atualizar o site WikiAves.

Resumo: O fotógrafo fala sobre a preparação para a prática da observação de aves e explica quais os equipamentos ideais para o registro fotográficos das espécies. Também mostra alguns registros feitos por suas lentes e como foram feitos. No final, destaca como a observação e a fotografia ajudam na conscientização das pessoas para a preservação do meio ambiente.

 

Palestra: Relógios atômicos: princípio e aplicações

Convidado: Daniel Varela Magalhães (EESC-USP)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), mestrado e doutorado em Física pela USP, e pós-doutorado em Física no Observatório de Paris. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Tem experiência na área de Física e Instrumentação, com ênfase em Óptica, atuando principalmente nos seguintes temas: padrões atômicos de tempo e frequência, metrologia, aprisionamento de átomos e instrumentação.

Resumo: Relógios atômicos fazem parte do nosso cotidiano em diversas aplicações e muitas vezes não nos damos conta. Desde melhores sistemas de navegação até certificações bancárias, uma enorme diversidade de uso de referências de tempo e frequência já é rotina para nós. Desse modo, é de grande importância que a nossa sociedade esteja mais a par do que é realmente um relógio atômico, sem mitos ou más interpretações. Nessa apresentação, discutiremos alguns princípios básicos por trás desse tipo de artefato, suas possíveis variações e utilização em vários setores.

 

Palestra: Sistemas conversores energéticos – O caso das células a combustível

Convidado: Germano Tremiliosi Filho (IQSC-USP)

É graduado em química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem mestrado e doutorado em química pela USP e pós-doutorado pela University of Illinois, nos Estados Unidos, e pela University of Ottawa, no Canadá. É professor titular do IQSC-USP nas áreas de química, físico-química, eletroquímica e materiais.

Resumo: As células a combustível são conversores energéticos que convertem energia armazenada nas ligações químicas das moléculas em energia elétrica. O caso mais comum é a célula a combustível hidrogênio/oxigênio, que promove a redução da molécula de oxigênio e a oxidação do combustível (a molécula de hidrogênio), formando água e, ao mesmo tempo, promovendo circulação espontânea de elétrons. Outros tipos de células a combustíveis de interesse para o nosso país são os casos das células à combustível que empregam etanol e glicerol como combustíveis, matérias primas em abundância no território nacional. Esses casos serão abordados nesta apresentação.

 

Palestra: A Matemática como recurso para o desenvolvimento social e tecnológico

Convidado:  José Alberto Cuminato (ICMC-USP)

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Unesp, José Alberto Cuminato tem mestrado em Matemática pela USP, e mestrado e doutorado em análise numérica pela Universidade Oxford. Atualmente, é professor titular do ICMC-USP e coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), apoiado pela Fapesp.

Palestra: A ciência gerando riqueza para o País

Convidado: Elson Longo (IQ-UNESP)

Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, Elson Longo da Silva publicou mais de 900 artigos em revistas internacionais e desenvolveu cerca de 40 projetos e convênios com os governos estadual e federal. Atualmente, é diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Resumo: Os cientistas de diferentes áreas do conhecimento pesquisam formas e modos para melhorar a sociedade em que vivemos. Entretanto, a Natureza sempre mostra novos conhecimentos em um labirinto sem fim. Permear esse desconhecido conduz à alegria associada à tristeza de não encontrar a verdade absoluta. Esta palestra tem o objetivo de mostrar a beleza do desconhecido acompanhado da modernidade do conhecido.

 

Palestra: Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Modernização: O Brasil na Encruzilhada

Convidado: José Galizia Tundisi (Instituto Internacional de Ecologia)

Formado em História Natural pela USP, tem mestrado em Oceanografia pela University Of Southampton, nos Estados Unidos, e doutorado em Ciências Biológicas pela USP. Atualmente, é presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA) e pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia (IIE). Também é orientador de alunos de pós-graduação na UFSCar e na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS).

Resumo: 

 

Palestra: Patrimônio Científico de São Carlos

Convidado: Marcelo Adorna Fernandes (UFSCar)

É formado em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar e doutorado em Geologia/Paleontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais na UFSCar.

Resumo: São Carlos abriga a maior coleção de pegadas fósseis do Brasil. Nossa região já pertenceu ao maior deserto de areia da história do Planeta, numa época em que os continentes do hemisfério Sul estavam mais próximos e o Oceano Atlântico ainda não existia. Nesta época, há aproximadamente 140 milhões de anos, a região de São Carlos abrigava uma rica fauna de dinossauros e mamíferos, que deixaram impressas suas pegadas nas areias petrificadas do antigo deserto. Hoje essas pegadas são encontradas nas pedreiras de arenito da região e são utilizadas como calçamento das vias públicas, tornando-se um rico museu a céu aberto.

Palestra: Luz, Ciência e Vida: comemorando o Ano Internacional da Luz

Convidado:  Vanderlei Bagnato (IFSC-USP)

Formado em Física pela USP e Engenharia de Materiais pela UFSCar com doutorado em Física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi o segundo brasileiro indicado para a Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano e também é membro da National Academy of Sciences dos Estados Unidos. Atualmente, é professor na USP em São Carlos e coordenador de um Centro Estadual de Física e de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia

Resumo: Escolhido pela Unesco, o ano de 2015 comemora oficialmente o Ano Internacional da Luz. Nesta apresentação, discutiremos a luz, suas propriedades, sua interação com tudo ao nosso redor e suas aplicações.

 

PalestraRobótica Móvel 

Convidado: Roseli Romero (ICMC-USP)

Formada em engenharia elétrica pela Unicamp e fez pós-doutorado na Carnegie Mellon University. Atualmente, é professora titular no ICMC-USP, membro do grupo de Computação Bioinspirada e coordenadora do Laboratório de Aprendizado de Robôs (LAR), ambos pertencentes ao ICMC-USP. Roseli também é vice-coordenadora do Centro de Robótica da USP São Carlos (CRob-SC/USP) e coordena o grupo de Robótica Warthog, bicampeão da Competição Brasileira de Robótica.

Resumo: A robótica móvel é uma área de pesquisa multidisciplinar que vem ocupando uma papel cada vez mais importante na sociedade. Nesta palestra, serão apresentados os principais robôs móveis existentes e suas diversas aplicações. Serão fornecidas informações sobre a estrutura básica de um robô móvel e conceitos de como programá-los. Finalmente, serão destacadas as várias iniciativas existentes na cidade de São Carlos e no Brasil que visam à disseminação da área.

 

Palestra: A importância da pesquisa básica e aplicada para o estudo do cérebro

Convidado: Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP)

Formado em Física pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mascarenhas é docente aposentado pela USP e professor visitante em diversas universidades internacionais. Também colaborou na fundação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na criação do curso de engenharia de materiais nesta universidade, bem como na implantação de cursos de biofísica e física médica do International Centre For Theoretical Physics (ICTP) em Trieste, na Itália. Aos 86 anos, permanece ativo em suas pesquisas e atualmente trabalha em um equipamento não-invasivo para monitorar a pressão intracraniana.

Resumo: O docente vai mostrar como a pesquisa básica e aplicada é importante nos estudos relacionados à neurociência e também explicar como desenvolveu um sensor que permite monitorar a pressão intracraniana sem precisar furar o crânio do paciente.

 

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h