Top

Para alguns profissionais, a matemática pode parecer algo distante, que nada tem a ver com seu cotidiano. Mas a verdade é que essa ciência está envolvida em diversos momentos de nossas vidas e pode ser utilizada em situações que nem imaginamos, como na melhoria da produtividade de empresas e até mesmo em atividades governamentais.

Por isso, nesta quinta, dia 28, a matemática será o tema do Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social. O professor do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP José Alberto Cuminato vai mostrar diversos exemplos de situações em que utilizamos essa ciência sem ao menos termos consciência disso. Ele vai explicar, ainda, como conceitos matemáticos bastante sofisticados podem ser utilizados por pessoas leigas sem muita dificuldade.

Cuminato é graduado em Licenciatura em Matemática pela Unesp, tem mestrado em Matemática pela USP e mestrado e doutorado em análise numérica pela Universidade Oxford. Atualmente, é professor titular do ICMC-USP e coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), apoiado pela Fapesp.

O evento será realizado a partir das 19h30, no Museu da Ciência Mário Tolentino, e marca o encerramento deste semestre no Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social, que voltará a partir do dia 6 de agosto. A entrada é gratuita. Mais informações pelo site www.cienciaweb.com.br/cienciaeriquezasocial ou pelo telefone (16) 3307 6903.

 

Sobre o Ciclo de Palestras

 Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

 

Serviço
O quê: Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social – Palestra com José Alberto Cuminato
Quando: 28 de maio, quinta-feira, às 19h30
Onde: Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos), em São Carlos (SP)
Quanto: entrada gratuita

Por Thaís Cardoso da Assessoria de Comunicação do IEA-USP/São Carlos

 

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h