Top

Com o intuito de colaborar para aprimorar a qualidade de produtos de software, pesquisadores do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL) e do Centro de Competência em Software Livre (CCSL), sediados no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, desenvolveram um portal que disponibiliza material aberto abordando a automatização de Teste de Software.

De acordo com o pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Auri Vincenzi, “a área de teste de software se torna muito importante na medida em que as empresas se preocupam com a qualidade dos produtos que desenvolvem, havendo uma tendência de automatização da atividade de teste de forma que seja realizada com a menor intervenção humana possível e maior qualidade”.

Está disponibilizado para acesso,  o material sobre automatização de teste de software, dividido em módulos, que aborda sua parte teórica, prática e as possíveis ferramentas de uso.O conteúdo pode ser utilizado como um todo ou parcialmente. “O material abrange ferramentas open source (livre acesso ao código) para que uma pequena empresa, por exemplo, possa utilizar tanto o material didático quanto as ferramentas sem custos de aquisição e com possibilidades de evolução do código”, explica Vincenzi.

 O processo de elaboração do curso teve início durante o ano de 2014, por meio de uma parceria entre o Instituto de Computação (ICOMP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a empresa Samsung Eletrônica no Amazonas (SEDA) para colaborar com a relação entre academia e empresa, a formação de recursos humanos e o fortalecimento de redes de cooperação.

De acordo com o coordenador do NAP-SoL, José Carlos Maldonado, “o amplo conjunto de atividades de pesquisa e resultados obtidos, anteriormente, pelos pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Software (LABES) do ICMC, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do ICOMP da UFAM, entre outras instituições parceiras, proporcionaram a consolidação do material”.

Por meio de um programa de aprendizagem de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sediado na UFAM, são oferecidos cursos de formação avançada para profissionais e estudantes em áreas que abrangem a computação, como a de teste e de garantia de qualidade de aplicação móvel, a qual demanda a qualificação de equipes na área de automatização de teste de software.

“Espera-se que a comunidade de teste no Brasil se envolva para a evolução do material, com a inserção de novos módulos e conteúdos, a exemplo de produtos de software com licenças públicas, contribuindo para a disponibilização de material de ensino e treinamento livre e o uso por  profissionais da indústria”, menciona Maldonado.

 O projeto Automatização de Teste de Software é coordenado pelos pesquisadores José Carlos Maldonado e Márcio Eduardo Delamaro, do departamento de Sistemas de Computação (SSC) do ICMC e por Auri Vincenzi, do Departamento de Computação (DC) da UFSCar.

 

Para acessar o material de Automatização de Teste de Software clique aqui.

 

Por Flávia Cayres da Assessoria de Comunicação do NAP-SoL

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h