Top

O recordista sul-americano na resolução de cubo mágico, através dos pés, Rafael Cinoto, ministrará a palestra Cubo Mágico: Desafios e Soluções, no próximo dia 10 de dezembro, às 8h30, no Auditório Professor Fernão Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). O evento é organizado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL).

A palestra irá mostrar o histórico do cubo mágico nacional e internacional, seus desafios, as principais atividades desenvolvidas e sua aplicação no ensino de matemática.

 

Resumo:
Será apresentado um pouco do histórico do cubo mágico no Brasil e no mundo e quais os desafios propostos, incluindo quebra-cabeças similares.
Serão apresentadas algumas ideias de soluções e softwares de apoio, assim como as principais atividades da comunidade envolvida com o cubo mágico. Será discutido sobre campeonatos, sites, fóruns, oficinas e aplicação do cubo mágico no ensino da matemática.

Sobre o palestrante:
Rafael Cinoto é professor de Matemática e representante oficial da Associação Mundial de Cubo Mágico (WCA) no Brasil. É graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), faz licenciatura em Matemática no Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP) e pratica cubo mágico há mais de sete anos.

É recordista sul-americano na resolução de cubo mágico com os pés e se dedica ao ensinamento da resolução de cubo mágico através de seu site e em oficinas. Auxiliou na organização de mais de 20 campeonatos oficiais pelo Brasil e também promove atividades em escolas do ensino fundamental.

Serviço:
- Título: Cubo Mágico: Desafios e Soluções
- Ministrante: Rafael Cinoto
- Local: Auditório Professor Fernão Germano (ICMC-USP)
- Data:10/12/2012
- Horário: 8h30
- Duração: 50 min.

Mais informações sobre cubo mágico: www.cinoto.com.br

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h