Top

Apenas 48% da população possui entendimento rudimentar e 5% é proficiente em conhecimento científico

 

Um estudou realizado pelo Instituto Abramundo em parceira com o Instituto Paulo Montenegro e Associação Ação Educativa mediu o índice de letramento científico no Brasil, entre a população jovem e adulta, e identificou que 48% da população tem apenas um entendimento rudimentar de Ciência, enquanto somente 5% apresenta um nível proficiente de conhecimento científico.

 

 Os dados foram apresentados, ontem (15), durante a conferência ILC: Índice de Letramento Científico para o Brasil na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

 A pesquisa foi realizada a partir de um questionário aplicado para 2.002 pessoas de nove regiões metropolitanas do Brasil, que tiveram os resultados classificados em quatro níveis como o "não científico”, "rudimentar” "básico" e “proficiente".

 

 O objetivo da pesquisa é oferecer um indicador para políticas públicas de percepção da ciência no Brasil como para o alfabetismo, tratamento não formal, além da linguagem científica e saberes práticos.

 

A pesquisa completa pode ser acessada aqui.

 

 

Para mais informações acesse aqui.

 

A 67ª Reunião Anual da SBPC ocorre até o próximo dia 18 na área norte da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para ver a programação completa acesse aqui.

 

 

 Por Flávia Cayres - ASCOM/NAP-SoL

 

 

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h