Top

O uso e produção de programas computacionais desenvolvidos em software livre e sua inclusão digital. Esse foi o tema da conferência Software livre e inclusão digital: Desafios contemporâneos, realizada ontem (17), ministrada pelo professor  Paulo Slomp da Universidade Federal do Rio Grande do SuL (UFRGS). 

O evento fez parte da programação da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (NAP-SoL) que ocorre até hoje na área norte da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Durante a apresentação  foram abordados  os desafios da produção em software livre bem como suas aplicações no cotidiano como, por exemplo, os programas desenvolvidos para computadores e celulares e demais aplicativos.

Também foram apresentadas as relações de utilização de programas com códigos abertos e as possibilidades de modelo de negócio em aplicações livres para as diversas áreas do conhecimento, além do empreendedorismo na área.

 NAP-SoL

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL) tem o objetivo de promover e apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos em software livre e integra o Centro de Competência em Software Livre (CCSL)  ambos sediados no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

O NAP-SoL conta com  instituições que integram a rede de pesquisa na área, sendo participantes: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), ICMC, Instituto de Matemática e Estatística (IME), Universidade Federal do ABC (UFABC) e UFSCar.

Para acessar os projetos em desenvolvimento clique aqui.

Por Flávia Cayres - ASCOM/NAP-SoL

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp
//0x87h