
O uso e produção de programas computacionais desenvolvidos em software livre e sua inclusão digital. Esse foi o tema da conferência Software livre e inclusão digital: Desafios contemporâneos, realizada ontem (17), ministrada pelo professor Paulo Slomp da Universidade Federal do Rio Grande do SuL (UFRGS).
O evento fez parte da programação da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (NAP-SoL) que ocorre até hoje na área norte da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Durante a apresentação foram abordados os desafios da produção em software livre bem como suas aplicações no cotidiano como, por exemplo, os programas desenvolvidos para computadores e celulares e demais aplicativos.
Também foram apresentadas as relações de utilização de programas com códigos abertos e as possibilidades de modelo de negócio em aplicações livres para as diversas áreas do conhecimento, além do empreendedorismo na área.
NAP-SoL
O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL) tem o objetivo de promover e apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos em software livre e integra o Centro de Competência em Software Livre (CCSL) ambos sediados no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.
O NAP-SoL conta com instituições que integram a rede de pesquisa na área, sendo participantes: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), ICMC, Instituto de Matemática e Estatística (IME), Universidade Federal do ABC (UFABC) e UFSCar.
Para acessar os projetos em desenvolvimento clique aqui [2].
Por Flávia Cayres - ASCOM/NAP-SoL
Links:
[1] http://napsol.icmc.usp.br/en/node/459
[2] http://napsol.icmc.usp.br/pt-br/projetos