
O projeto Arquigrafia é um projeto transdisciplinar que integra três grandes áreas do conhecimento, a saber, arquitetura, design centrado no usuário, vinculado à interação humano-computador e engenharia de software. A aplicação resultante é uma rede social online cujo conteúdo principal é baseado em imagens arquitetônicas. Os três principais pilares de pesquisa que sustentam o desenvolvimento do projeto são:
1) Importância da imagem na arquitetura: reflexão crítica contínua acerca da permanência e da transitoriedade dos juízos individuais sobre as representações, e suas interações na configuração de juízos coletivos, sociais e históricos. Juízos estes que, como mostram a história da arte e da arquitetura, resistem, oscilam, alteram-se, e são indistintos e indissociáveis dos movimentos que constituem as dinâmicas características da cultura humana.
2) Fatores humanos no desenvolvimento: O Arquigrafia tem como suporte teórico metodológico o campo da Interação Humano- Computador, do Design Centrado no Usuário e do Design Centrado na Comunidade.
3) Componentes de software para construção de redes sociais: uma das formas de tratar a necessidade de reuso de software é a componentização. Há muitas características comuns de colaboração entre as aplicações da Web 2.0 como, por exemplo, suporte a comentários. Estas características podem ser analisadas e mapeadas para a construção de componentes. Neste contexto, torna-se propício o uso do modelo 3C de colaboração para classificar esses componentes de acordo com sua função de colaboração (comunicação, coordenação e cooperação).
Links:
[1] http://napsol.icmc.usp.br/pt-br/node/219
[2] https://code.google.com/p/gw-arquigrafia/