
O professor do Departamento de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Igor Steinmacher, ministrará a palestra Auxiliando novatos a superar as barreiras para contribuir para projetos de software livre, no próximo dia quatro a partir das 14 horas, no auditório Luiz Antonio Fávaro do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.
A palestra irá abordar sobre o apoio aos novatos na área de projetos de software livre. Mostrará as doficuldades dos novos desenvolvedores enfrentam para o iniciar um projeto, como barreiras de participação e ambiente de trabalho.
Resumo: Muitos projetos de software livre necessitam do apoio constante de novatos para a sobrevivência, sucesso e continuidade do projeto. Estudos recentes apontam que novatos constituem uma fonte de inovação e são necessários para substituir membros mais antigos que deixam o projeto. Entretanto, novos desenvolvedores enfrentam diversas barreiras para começar a participar, como problemas de recepção, erros de configuração do ambiente de trabalho, curva de aprendizado e documentação incompleta ou inexistente. Portanto, um grande desafio para comunidades é proporcionar formas de apoiar os recém-chegados, enquanto eles estão colocando a sua primeira contribuição. Em nossa pesquisa, foram identificadas e organizadas as barreiras enfrentadas pelos novatos e, com base nessas barreiras, criou-se um portal com o objetivo de diminuir as barreiras. Para identificar as barreiras, foram utilizados dados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com 36 desenvolvedores de 14 projetos diferentes; 24 respostas a um questionário aberto realizado com contribuintes de projetos; feedback de 9 graduados e estudantes depois que eles tentaram juntar projetos de software livre4; e 20 estudos primários reunidos via revisão sistemática da literatura. Os dados foram analisados por meio de procedimentos da Grounde Theory, ou seja, aberto e codificação axial. A análise resultou em um modelo conceitual preliminar composto por 58 obstáculos, agrupados em seis categorias diferentes: diferenças culturais, características, problemas de recepção, os recém-chegados dos recém-chegados de orientação, obstáculos técnicos, e problemas de documentação. Para explorar, avaliar e melhorar o modelo conceitual, criamos o FLOSScoach, um portal para apoiar os novatos a realizarem sua primeira contribuição. Realizamos um estudo com os alunos para avaliar o portal baseado em diários preenchidos pelos alunos durante o processo de contribuição, em questionários de autoeficácia, e de em dados obtidos com a aplicação do Technology Acceptance Model. Os resultados obtidos no estudo apontaram que o FLOSScoach teve um papel importante na orientação dos os novatos, auxiliando-os a ultrapassar barreiras relacionadas ao processo de contribuição. No entanto, o portal não foi eficiente com relação à s barreiras de cunho técnicas. Descobrimos também que o portal é útil, fácil de usar, e fez os recém-chegados mais confiante para contribuir.
Serviço
Palestrante: Igor Fabio Steinmacher, Ph.D.
Professor no Dept. de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Horário: 14h
Local: Auditório Luiz Antonio Fávaro - ICMC
Por Assessoria de Comunicação NAP-SoL
Links:
[1] http://napsol.icmc.usp.br/pt-br/noticia/palestra-contribui-para-projeto-de-software-livre