Com o aumento do uso das atividades de modelagem em processos de desenvolvimento de software, a participação de pessoas com deficiência visual em tais processos fica comprometida. Os modelos são em sua maioria visuais e, portanto, seu processo de construção requer o posicionamento de elementos no espaço do documento por meio de um dispositivo de apontar com o mouse e sua leitura requer o uso da visão. Neste contexto foi desenvolvida ferramenta Web que possibilita a edição de modelos de software por meio de duas visões equivalentes: uma visão gráfica, tradicional e outra textual, totalmente compatível com leitores de tela.
Um estudo de caso foi conduzido com o objetivo de avaliar a efetividade da visão textual para possibilitar que deficientes visuais construam e alterem modelos de software de maneira independente e os resultados indicam que a abordagem é funcional e possui potencial para ser utilizada profissionalmente por engenheiros de software, quer sejam ou não deficientes visuais. O projeto utilizou os conceitos de MDD - Model Driven Development, uma vez que foi definida uma DSL (Domain Specific Language) que propiciou a metamodelagem do modelo que pode ser visualizado tanto textualmente quanto graficamente, habilitando acessibilidade para os deficientes visuais, ao usarem a ferramenta AWMo.
Além desses conceitos, foi fundamental o aspecto teórico relativo a questões de acessibildiade na Web. Assim, a interface foi desenvolvida considerando as diretrizes WCAG (da WAI-W3C) e foi validada por meio de estudos de caso com deficientes visuais, desenvolvedores de software.