Top

O uso do PROGTEST pode auxiliar no ensino e aprendizagem de computação

Com a intenção de auxiliar a produção de trabalhos de programação de alunos do curso de computação e de melhorar ferramentas de software, pesquisadores do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL) do
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos desenvolveram a ferramenta PROGTEST.

A ferramenta software livre foi desenvolvida para avaliação automática de trabalhos práticos. Com o método de avaliação da ferramenta, os professores conseguem um retorno mais rápido sobre a qualidade do trabalho que os alunos estão produzindo.

O aluno de doutorado do ICMC, Draylson de Souza, explica que
o PROGTEST funciona através de uma aplicação web, em que professores e alunos podem se cadastrar e utilizar os recursos, “os professores podem registrar sua disciplina e atribuir trabalhos de programação. Para cada trabalho, é preciso apresentar ao programa uma solução e um conjunto de teste”, diz.

Para que facilite o aprendizado do aluno no desenvolvimento de seus trabalhos, o PROGTEST tem o objetivo de apoiar o ensino integrado da programação e teste de software. Souza explica que “a ferramenta atua principalmente para que os alunos submetam a ela os seus trabalhos e também os testes dos programas desenvolvidos avaliação”.

O uso do PROGTEST pode agilizar o processo de correção do professor, e também ao aluno, apresentar um retorno mais rápido sobre seu trabalho “O programa permite ter maior visibilidade quanto aos erros dos programas, e agilizar a avaliação do professor” afirma Souza.

Segundo Souza, o que motivou a criação desse software foi à necessidade de fazer com que o aluno de programação incorpore o teste em seus trabalhos. “Existem vários outros avaliadores, porém, faltam ferramentas específicas para testes práticos.”

O aluno afirma que a ferramenta não substitui o papel do professor, mas ajuda e valoriza tempo em sala de aula. “Muitos pesquisadores acreditam que o teste é importante, mas às vezes, os professores não conseguem abordar de forma abrangente” completa.

Futuramente, o PROGTEST deve ser implantado totalmente dentro do ambiente educacional para que facilite o uso, assim, o aluno poderá incorporar seus trabalhos tanto em um ambiente educacional quanto na PROGTEST sem que precise acessar dois ambientes distintos.

Para saber mais sobre o projeto acesse este link.

Por: Natalí Silva

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp