Evento ocorre de 13 a 15 de agosto em Manaus
A Escola Avançada em Teste de Software (EATS) oferece minicursos com a participação dos pesquisadores Adenilso Simão, José Carlos Maldonado, Márcio Delamaro e Paulo Masiero do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e Marcos Chaim da Escola (EACH) da USP. O evento ocorre de 13 a 15 de agosto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O minicurso Introdução de Teste de Software ocorrerá no dia 13, a partir das 9 horas e abordará o Test Maturity Model integration (TMMi) apresentando um modelo de melhoria de processo de teste e uma visão geral sobre o teste de software, seu conceito, critérios, ferramentas utilizadas. O minicurso será ministrado por Maldonado, Delamaro e Auri Vincenzi, este, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF-UFG).
Teste Baseado em Máquinas de Estados Finitos é o minicurso realizado por Simão, em que serão apresentados os principais conceitos de teste, métodos de geração, dos clássicos aos recentes, além de aplicações clássicas.
O minicurso Teste de Software Orientado a Aspectos será ministrado por Fabiano Ferrari da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Otávio Lemos do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT-UNIFESP), Masiero e Maldonado e abordará aspectos teóricos e práticos relacionados à atividade de teste de software. Serão apresentadas as técnicas funcional, estrutural e baseada em defeitos.
Já no dia 14 de agosto, a partir das 9 horas, será apresentado o minicurso Geração de Dados de Teste pelos professores Vincenzi e Chaim e abordará conceitos de geração de dados de teste e apresentação das principais técnicas de geração existentes como: geração aleatória, com execução simbólica ou dinâmica, e a baseada em algoritmos de busca. Também será oferecido o minicurso Estratégias e Automatização ministrado por Chaim.
O evento é co-organizado pelo Instituto de Computação (IComp) e Grupo de Experimentação e Teste de Software (ExperTS) da UFAM com o Laboratório de Engenharia de Software (LABES) do ICMC-USP em parceria com o Centro de Competência em Software Livre (CCSL/ICMC) e recebe o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Para saber mais sobre a programação completa acesse aqui
Para efetuar inscrições acesse aqui
Por Natalí Silva
-->