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O professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC) da USP, Seiji Isotani, tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, desenvolvimento de software e transferência de tecnologia, com ênfase em sistemas colaborativos e sistemas educacionais inteligentes.  Ele aborda as atividades realizadas pelo Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd) integrane do NAP-SoL.

NAP-SoL: Quais atividades são desenvolvidas no laboratório?

Seiji Isotani: Nós utilizamos tecnologia de software livre para desenvolver tecnologias para deixar o ensino mais interativo. Umas das dificuldades, principalmente no que envolve matemática, é como engajar o aluno para que ele interaja com o material matemático ou conteúdo geométrico, por isso estamos criando softwares ou aplicativos para dispositivos móveis, o que ajuda nesse tipo de interação.

NAP-SoL: Por que disponibilizar esses softwares para dispositivos móveis?

Seiji Isotani: Com a mobilidade, os alunos conseguem interagir melhor com os conceitos geométricos e assim o ensino informal se torna mais concreto devido à praticidade dos dispositivos móveis. Com isso, criamos outra oportunidade, que é o estudo de como nós conseguimos utilizar a aprendizagem colaborativa contribuir com essa tecnologia. Concluímos que trocando experiências,  o conceito matemático se torna mais interativo e dinâmico.

 


Por Natalí Silva
Edição: Flávia Cayres

 

 

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