Top

Fabiano Ferrari é doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC) da USP. Atualmente é professor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atua nas áreas de engenharia de software, teste de software, programação orientada a objetos, programação orientada a aspectos e teste de mutação.

NAP-SoL: Qual  a aplicação de seu projeto?
Fabiano Ferrari: Eu pesquiso sobre teste de software dentro da área de engenharia de software e a ideia geral é desenvolver formas de testar software, desenvolvido tanto para empresas quanto para o meio acadêmico, a fim de garantir que o programa não tenha problemas futuramente.

NAP-SoL: Qual objetivo da pesquisa?
Fabiano Ferrari: O objetivo dos testes é impedir que o software tenha defeitos que atrapalhe o cotidiano do usuário. Desenvolvemos ferramentas para apoiar as formas de testes e queremos torná-las software livre.

NAP-SoL: De que forma é feito esse trabalho?
Fabiano Ferrari: As pesquisas são focadas em desenvolvimento de técnicas de testes, que seria uma forma de criar ou organizar o trabalho de uma equipe de testadores, para que obtenham bons resultados. Nós também fazemos uma análise de como incorporar os elementos de software livre dentro das nossas ferramentas para disponibilizá-las para uso da comunidade científica.

Por Natalí Silva
Edição: Flávia Cayres

Apoio:

  • USP - Pró-Reitoria de Pesquisa
  • Capes
  • CNPq
  • Fapesp