Paulo Meirelles concluiu seu doutorado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME) da USP é professor do curso de Engenharia de Software da Universidade de Brasília (UnB), e tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, Software Livre e Sistemas Embarcados.
NAP-SoL: Qual projeto você tem trabalhado?
Paulo Meirelles: Atualmente, meu principal projeto é sobre Evolução do Portal do Software Público Brasileiro.
NAP-SoL: O que esse projeto visa?
Paulo Meirelles: O projeto visa uma nova plataforma integrada de colaboração para o desenvolvimento de software livre e público, integrando em outros projetos seus repositórios de código-fonte, issue tracker, wiki, lista de discussão, mecanismos, e também, conteúdos de rede social.
NAP-SoL: Porque você considera importante?
Paulo Meirelles: Isso traz uma melhor interação com o desenvolvimento de software dentro do Governo, assim como as equipes internas do Governo possam colaborar entre si, aproveitando os recursos financeiros e técnicos para alcançar um melhor resultado tecnológico e de impacto para a sociedade. Estamos integrando e evoluindo plataformas já usadas pela comunidade de software livre, como o Colab, Noosfero, GitLab, Mezuro etc, e as disponibilizando como um conjunto de serviços para o desenvolvimento colaborativo dentro do Governo Federal.
Por: Natalí Silva