Apenas 48% da população possui entendimento rudimentar e 5% é proficiente em conhecimento científico
Um estudou realizado pelo Instituto Abramundo em parceira com o Instituto Paulo Montenegro e Associação Ação Educativa mediu o índice de letramento científico no Brasil, entre a população jovem e adulta, e identificou que 48% da população tem apenas um entendimento rudimentar de Ciência, enquanto somente 5% apresenta um nível proficiente de conhecimento científico.
Os dados foram apresentados, ontem (15), durante a conferência ILC: Índice de Letramento Científico para o Brasil na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A pesquisa foi realizada a partir de um questionário aplicado para 2.002 pessoas de nove regiões metropolitanas do Brasil, que tiveram os resultados classificados em quatro níveis como o "não científico”, "rudimentar” "básico" e “proficiente".
O objetivo da pesquisa é oferecer um indicador para políticas públicas de percepção da ciência no Brasil como para o alfabetismo, tratamento não formal, além da linguagem científica e saberes práticos.
A pesquisa completa pode ser acessada aqui.
Para mais informações acesse aqui.
A 67ª Reunião Anual da SBPC ocorre até o próximo dia 18 na área norte da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para ver a programação completa acesse aqui.
Por Flávia Cayres - ASCOM/NAP-SoL